sexta-feira, 10 de maio de 2013

FILME PATCH ADAMS – O AMOR É CONTAGIOSO




Video : http://www.youtube.com/watch?v=3lSru-ZhJ6s, acesso em : 10 de maio de 2013 ás 17:50
 
 
 Patch Adams o amor é contagioso, um filme baseado em fatos reais, impactante que retrata a vida de um estudante de medicina, onde tinha maneiras diferente de tratar os pacientes no hospital e aos poucos conquista simpatias de todos, menos do reitor da universidade e enfatiza também o comportamento de profissionais da saúde e como ele pode exercitar sua humanidade. Também percebe que o comportamento de alguns desses pacientes se deve ao tratamento frio recebido por parte dos médicos. Patch Adams marcou a história da medicina deixando um legado de que a profissão deve ser humanizada.
No decorrer do filme Adams tenta se suicidar, então ele entra em uma clinica para se recuperar de suas desilusões da vida, e ao chegar se depara com um profissionais da saúde que não dão a mínima atenção para que ele esta falando e, também com pessoas que tem problemas maiores que o dele. Então ele começa a socorrer com isso ele passa a esquecer os seus problemas e a resolver os dos outros colegas de sala, então determina fazer medicina para poder ajudar os próximos. Adams tem uma postura extremamente diferente de todos, é feliz, tem compaixão com o problema do próximo e acredita que quando a pessoa está feliz, a dor diminui as chances de cura são maiores.
Logo que Patch Adams começou sua faculdade de medicina se depara com professores que se relacionavam os seus pacientes e tratavam as pessoas de forma desumana, sem respeito algum pelo próximo, pois acreditam que os pacientes eram apenas doentes.
Com isso nos deparamos que o ensino é o arranjo das contingências de reforço que acelera a aprendizagem. Um aluno aprende sem que lhe ensinem, mas aprenderá mais eficiente sob condições favoráveis (PILETTI& NELSON, 2011).
O Construtivismo é uma teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve pelas ações entre o indivíduo e o meio. Logo, vem a ideia de que o homem não nasce inteligente e também não sofre influência do meio em que vive sozinho, isto é, ele responde as consequências externas para construir seu próprio conhecimento (PILETTI& NELSON, 2011).
No decorrer do filme num certo dia, em uma aula prática no Hospital, um de seus professores apresenta uma enfermidade de certo paciente aos alunos com muita frieza, como se o que estivesse ali fosse uma peça anatômica e não um ser humano. Na hora das perguntas, Patch levanta a mão, e quando o professor diz pra ele dizer qual é a dúvida, ele simplesmente pergunta qual é o nome da paciente. Para surpresa de todos, nem mesmo o professor sabia responder. Ele então começa a se questionar, e a questionar as pessoas mais próximas de como deve ser o comportamento de um médico, se é correto pensar somente na ciência e suas patologias ou se o médico deve ter uma relação mais humana no trato com o paciente.
O comportamento dever ser visto como um aspecto constitutivo da espécie humana e como uma relação entre organismo e ambiente. O comportamento é sempre uma relação ou interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um organismo (repostas). A relação organismo ambiente pode envolver uma situação aparentemente simples ou obviamente complexa (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
Nisso vemos que Patch não precisou apenas aprender as coisas, pois acreditava que aprenderia muito mais que os professores poderiam ensinar a ele, pois ele despertava nos seus pacientes alegria, simpatia, respeito e muito carinho por todos, dessa forma despertou antipatias de alguns colegas e principalmente de alguns professores que não concordavam com o modo de agir e juntaram-se para que ele fosse expulso da Faculdade, mesmo sendo o melhor aluno turma.
Após uma denúncia de exercício ilegal da função, Patch é impedido de continuar seus estudos. Então ele consegue ter acesso ao seu histórico escolar, e entra com um recurso. No julgamento de Patch, ele é surpreendido pela presença dos muitos pacientes que tratou todos com nariz de palhaço, simbolizando aquilo que ele sempre foi e o que ele sempre levou a todos: alegria e compaixão.
A tarefa importante de um médico como um professor é ter uma paixão pela sua escolha e uma motivações daquilo que aprendeu em decorrência dos estímulos externos, ou seja, somos motivados a agir por conta dos resultados dos nossos comportamentos. Sendo assim, a motivação estaria relacionada a incentivos externos do individuo (PILETTI & NELSON, 2011).
Como vemos no filme Patch Adams se sente tão motivado ajudar as pessoas que ele junto com sua namorada fazem um ambulatório com atendimento gratuito e nos seus moldes, ou seja, com um atendimento mais pessoal e humanizado.
Com tudo que acontecerá com Patch Adams, mostrara que mesmo com o luto de sua namorada não desistira de formar-se e ser um medico, que quer a melhorar qualidade de vida dos pacientes e não apenas adiantar a morte e mostrará também que não devemos ser frios com os pacientes tendo em si que os médicos podem ter outros comportamentos para poder ter mais resultados.
Entretando mostra-se visualmente a promoção da saúde se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.
No filme vemos que no caso do pedagógico que é necessário acrescentar ao compromisso concreto e genérico que lhe é próprio como homem o seu compromisso profissional. Nas palavras com que Freire (1979, p.21) explicita o seu compromisso com a sociedade enquanto educador pode-se buscar inspirações para expressar esse compromisso, quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e aos quais todos devem servir, mais aumento minhas responsabilidades com os homens. Não posso, por isso mesmo, burocratizar meu serviço de profissional e servidor, numa inversão de valores, mais o meios do que aos fins dos homens.



 Fonte: http://www.tumblr.com/tagged/o%20amor%20%C3%A9%20contagioso, acesso em: 10 de maio de 2013 ás 17:00

Postado por : Luana Orellana
Referência
 
___.FREIRE, Educação e mudança. Rio de Janeiro:  Paz e Terra, 1979, p. 21

MOREIRA, M. B, MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PILETTI  N. &NELSON S.M. Psicologia da aprendizagem da Teoria do Condicionamento ao Construtivismo.São Paulo : Editora Contexto, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário