Video
:
http://www.youtube.com/watch?v=3lSru-ZhJ6s,
acesso em : 10 de maio de 2013 ás 17:50
Patch Adams o amor é contagioso, um
filme baseado em fatos reais, impactante que retrata a vida de um
estudante de medicina, onde tinha maneiras diferente de tratar os
pacientes no hospital e aos poucos conquista simpatias de todos,
menos do reitor da universidade e enfatiza também o comportamento de
profissionais da saúde e como ele pode exercitar sua humanidade.
Também percebe que o comportamento de alguns desses pacientes se
deve ao tratamento frio recebido por parte dos médicos. Patch Adams
marcou a história da medicina deixando um legado de que a profissão
deve ser humanizada.
No decorrer do filme Adams tenta se
suicidar, então ele entra em uma clinica para se recuperar de suas
desilusões da vida, e ao chegar se depara com um profissionais da
saúde que não dão a mínima atenção para que ele esta falando e,
também com pessoas que tem problemas maiores que o dele. Então ele
começa a socorrer com isso ele passa a esquecer os seus problemas e
a resolver os dos outros colegas de sala, então determina fazer
medicina para poder ajudar os próximos. Adams tem uma postura
extremamente diferente de todos, é feliz, tem compaixão com o
problema do próximo e acredita que quando a pessoa está feliz, a
dor diminui as chances de cura são maiores.
Logo que Patch Adams começou sua
faculdade de medicina se depara com professores que se relacionavam
os seus pacientes e tratavam as pessoas de forma desumana, sem
respeito algum pelo próximo, pois acreditam que os pacientes eram
apenas doentes.
Com isso nos deparamos que o ensino é
o arranjo das contingências de reforço que acelera a aprendizagem.
Um aluno aprende sem que lhe ensinem, mas aprenderá mais eficiente
sob condições favoráveis (PILETTI& NELSON, 2011).
O Construtivismo é uma teoria que
explica como a inteligência humana se desenvolve pelas ações entre
o indivíduo e o meio. Logo, vem a ideia de que o homem não nasce
inteligente e também não sofre influência do meio em que vive
sozinho, isto é, ele responde as consequências externas para
construir seu próprio conhecimento (PILETTI& NELSON, 2011).
No decorrer do filme num certo dia, em
uma aula prática no Hospital, um de seus professores apresenta uma
enfermidade de certo paciente aos alunos com muita frieza, como se o
que estivesse ali fosse uma peça anatômica e não um ser humano. Na
hora das perguntas, Patch levanta a mão, e quando o professor diz
pra ele dizer qual é a dúvida, ele simplesmente pergunta qual é o
nome da paciente. Para surpresa de todos, nem mesmo o professor sabia
responder. Ele então começa a se questionar, e a questionar as
pessoas mais próximas de como deve ser o comportamento de um médico,
se é correto pensar somente na ciência e suas patologias ou se o
médico deve ter uma relação mais humana no trato com o paciente.
O comportamento dever ser visto como
um aspecto constitutivo da espécie humana e como uma relação entre
organismo e ambiente. O comportamento é sempre uma relação ou
interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um
organismo (repostas). A relação organismo ambiente pode envolver
uma situação aparentemente simples ou obviamente complexa (MOREIRA
& MEDEIROS, 2007).
Nisso vemos que Patch não precisou
apenas aprender as coisas, pois acreditava que aprenderia muito mais
que os professores poderiam ensinar a ele, pois ele despertava nos
seus pacientes alegria, simpatia, respeito e muito carinho por todos,
dessa forma despertou antipatias de alguns colegas e principalmente
de alguns professores que não concordavam com o modo de agir e
juntaram-se para que ele fosse expulso da Faculdade, mesmo sendo o
melhor aluno turma.
Após uma denúncia de exercício
ilegal da função, Patch é impedido de continuar seus estudos.
Então ele consegue ter acesso ao seu histórico escolar, e entra com
um recurso. No julgamento de Patch, ele é surpreendido pela presença
dos muitos pacientes que tratou todos com nariz de palhaço,
simbolizando aquilo que ele sempre foi e o que ele sempre levou a
todos: alegria e compaixão.
A tarefa importante de um médico como
um professor é ter uma paixão pela sua escolha e uma motivações
daquilo que aprendeu em decorrência dos estímulos externos, ou
seja, somos motivados a agir por conta dos resultados dos nossos
comportamentos. Sendo assim, a motivação estaria relacionada a
incentivos externos do individuo (PILETTI & NELSON, 2011).
Como vemos no filme Patch Adams se
sente tão motivado ajudar as pessoas que ele junto com sua namorada
fazem um ambulatório com atendimento gratuito e nos seus moldes, ou
seja, com um atendimento mais pessoal e humanizado.
Com tudo que acontecerá com Patch
Adams, mostrara que mesmo com o luto de sua namorada não desistira
de formar-se e ser um medico, que quer a melhorar qualidade de vida
dos pacientes e não apenas adiantar a morte e mostrará também que
não devemos ser frios com os pacientes tendo em si que os médicos
podem ter outros comportamentos para poder ter mais resultados.
Entretando
mostra-se visualmente a promoção da saúde se
refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da
saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.
No
filme vemos que no caso do pedagógico que é necessário acrescentar
ao compromisso concreto e genérico que lhe é próprio como homem o
seu compromisso profissional. Nas palavras com que Freire (1979,
p.21) explicita o seu compromisso com a sociedade enquanto educador
pode-se buscar inspirações para expressar esse compromisso, quanto
mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas
experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é
patrimônio de todos e aos quais todos devem servir, mais aumento
minhas responsabilidades com os homens. Não posso, por isso mesmo,
burocratizar meu serviço de profissional e servidor, numa inversão
de valores, mais o meios do que aos fins dos homens.
Postado por : Luana Orellana
Referência
___.FREIRE, Educação e
mudança. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1979, p. 21
MOREIRA, M. B, MEDEIROS,
C. A. Princípios básicos de análise do
comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PILETTI N. &NELSON S.M. Psicologia da aprendizagem da Teoria do Condicionamento ao Construtivismo.São Paulo : Editora Contexto, 2011
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