Professores sempre procuram o melhor meio de interagir com seus alunos, porém poucos chegam a concretizar esse objetivo. Com alunos cada vez mais rebeldes, vai ficando cada vez mais difícil se ordem em uma sala de aula, pois bem pensando nisto foi criada uma lista de dicas para ajudar nessa situação:
- Não grite afinal ninguém gosta de ser tratado com o mesmo. Tentar manter a calma e ir até o final com uma postura firma e tranquila é a melhor opção;
- Planeje suas aulas, assim ficará mais segura para com o assunto abordado, passando mais firmeza para seus alunos e contraindo um interesse de seus ouvintes, mesmo que o assunto abordado não seja dos mais legais;
- Seja espontâneo nas aulas, leve objetos para aplicar em sala e fazer com que os alunos participem da aula;
- Elabore diversas atividades para entregar, assim irão absorver melhor o conteúdo abordado, além de ser uma nota a mais para ser avaliada no final;
- Estude bem a sala, assim saberá qual o método que terá mais sucesso na aplicação das tarefas.
Fonte:http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/08/projeto-quinto-ano-sala-de-aula.html , Acesso em : 1 de abril de 2013 ás 19:45.
Postado por : Izabele de Paula Cianciulli.
ReferênciaDisponivel: http://noticias.universia.com.br/, Acesso em: 1 de abril de 2013 ás 19:40
Fonte: Superior
esquerda para direita
http://oabelhudo.com.br/2012/04/educacao-muitos-professores-ainda-sem-curso-superior/,//www.artdiamondblog.com/archives/free_speech/
Inferior esquerda
para direita
http://www.rua.ufscar.br/site/?p=2746,http://almirsuzana.blogspot.com.br/2011/07/diversos-desenhos-para-colorir.html
Na didática
tradicional que se estabelece de 1945-1960, obtinha-se um ensino que segundo
Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, era conhecido como “Educação
Bancária”, tratava-se em passar certo conhecimento ao aluno, a fim de fazê-lo
gravar, depositar a informação para posteriormente transmiti-la.
Sabia-se que o aluno estava ciente do que se era estabelecido e transmitido
quando ele “tomava a lição” como receptor passivo, ou seja, todo conteúdo
deveria ser relatado corretamente, sem faltar nem mudar nada, além disso, não
se tinha nenhum contato mais amigável e/ou humanizado de professor para com
aluno.
Este método já foi bastante trabalhado, porém isso se dava antigamente, na
época de nossos pais e avós, onde principalmente a sociedade e a educação eram
vistas como altamente rígidas sem muitos diálogos e debates. Nos dias atuais, o
docente pode optar em ter uma didática tradicional, esta dita anteriormente, ou
uma didática fundamental, que se refere em um ensino baseado em dimensão
política-social, técnica e principalmente humanizada, que condiz em observar,
entender e trabalhar a situação do aluno, para que seja possível mobilizar a área
que esteja mais difícil para seu aprendizado, trabalhando a situação
professor-aluno a fim de obter êxito em sala de aula.
Conforme breves citações do Prof. Edson Fasano, da Universidade Metodista de
São Paulo no dia 03 de abril, fica claro que se algum futuro docente avistar
uma criança nas ruas, em situações desumanas e nem ao menos ficar abalado e
emocionado, desista, pois no mundo que vivemos hoje, necessitamos de
professores mais humanizados.
Postado por: Alciana Kawano
Referência
Aula da Profª.
Luciana M. Sado Utsumi. Tema abordado: Planejamento. Universidade Metodista de
São Paulo, 28 de março de 2013 às 21:30.
Aula de Atividade
Teórico Prática do Prof. Edson Fasano, Universidade Metodista de Ensino, 03 de
abril 2013, às 20:50
Traçar uma meta para
seguirmos torna-se algo crucial em todos os momentos de nossas vidas. Sabemos
que a base é termos em mente que onde devemos ir e o que fazer, por exemplo, é
fundamental para prosseguirmos e descobrirmos como daremos
continuidade ao que começamos.
Tudo na vida deve-se ter um objetivo, não é comum viver alienado a algo que não
se sabe como será o “enredo”, a finalidade. Da mesma forma que na vida social
devemos primeiramente saber nossos objetivos, na área de ensino escolar não é
diferente, pelo contrário é de suma importância que tenhamos algo formado, pois
estaremos transmitindo informações a todo tempo, portanto teremos de agir com
clareza e objetividade.
Essa
área que escolhemos como profissionais contém um alto valor de informações e de
comunicação, deve-se obter uma troca de professor para com aluno muito bem
esclarecida, para que haja um bom entendimento. Logo não podemos nos apresentar
como pessoas indecisas e também não se pode fazer uso do improviso.
Nós fazemos parte de um processo transformador, onde expomos nossas ideias,
nosso ensino, utilizamos a inserção da educação em sala, sendo assim, devemos
estar cientes como futuros (as) o quão influentes somos no processo de
desenvolvimento dos alunos, mas para que isso ocorra com êxito, deve-se ter
primeiramente o objetivo para poder montar um bom planejamento e por fim,
sabermos como devem ser aplicados tais conhecimentos, traçando estratégias para
fazer as avaliações corretas.
“Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não
podemos agir com base no improviso. Ensinar requer intencionalidade e
sistematização”. (PROF. FUSARI, José Cerchi, Faculdade de Educação da USP)
Postado por: Alciana Kawano
Referência
Aula da Profª. Luciana M. Sado Utsumi, Universidade Metodista de São
Paulo, 2013.Prof. FUSARI, José Cerchi, Faculdade de Educação da USP.
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