Tecnologia na educação








Fontehttp://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0035.html
, Acesso em : 24 de maio de 2013 ás 22:19
 
 
        Ser professor é mais do que ter uma vocação para o ensino, é aquele que tem de olhar para seu aluno e ver que é um ser que está em desenvolvimento em aprendizagem,ser professor nos dias atuais é bem mais que passar trabalhos que você sabe que seus alunos irão poder pegar na internet com facilidade sem ter o trabalho de pesquisar e consequentemente não aprender.O professor deve ter a consciência de que o aluno que aprende passa por diversos problemas tais como, desemprego na família, a globalização, os amigos, os avanços tecnológicos, tudo isso pode causar o desinteresse do aprender, ou mesmo o trabalho que o deixa cansado.O professor é a principal ferramente do ensino.

           Ensinar é bem mais do dar conteúdos é fazer a coisa certa é tentar enxergar se seu aluno aprendeu, se teve uma boa avaliação nos exercícios propostos, mas se o aluno não for bem o bom professor irá se preocupar, poque que o método de ensino não alcançou aquele aluno e trazer novos métodos didáticos para passar a seus alunos usar as tecnologias hoje para programar nos processos de ensino. È necessário que o professor crie um vinculo com seu aluno, que passe da sala de aula, mas que haja preocupação com o aluno, deve haver por parte do professor para com o aluno respeito, carinho, confiança, confiança, honestidade tudo isso é necessário para que se tenha um vinculo aluno e professor,como em todo relacionamento é preciso o professor e aluno se colocar um no lugar do outro.Nos dias atuais o professor tem que usar sua criatividade envolver o aluno nesse mundo no qual o aluno se encontra com a tecnologia, seja através dos recursos que a escola pode ou não oferecer, mas é sair da sala de aula com sensação de missão cumprida.Atualmente as crianças já vão para a escola sabendo muitas informações e usando as tecnologias, sabem usar tabletes, computadores, notebooks e etc.O professor deve conciliar a tecnologia na educação, já que as crianças ainda não são alfabetizadas.O professor deve ser esse guia no qual conduzira o aprendizado, conciliar as tecnologias, mas também tendo o papel principal da alfabetização, por exemplo não abolindo as formas de aprendizado tradicional usando as duas ferramentas como formas de aprendizado, considerando a alta das tecnologias em sala de aula ainda há pesquisadores que diz que o livro e o caderno serão substituídos por mini computadores que serão como os livros portáteis  mas há quem diga que não, pois mesmo que não deixamos de lado a tecnologia não devemos abolir os livros e cadernos, pois são os meios simples e mais rápidos para fazermos anotações escrevemos, já no tabletes, computadores e notebooks há á necessidade de carregar baterias salvar documentos, sem contar que se o computador e os outros meios se quebram o aluno perde toadas as informações registradas, gerando um grande problema, devemos ter em nossa educação os dois meios de aprendizagem para chegarmos mais longe no ensino de nossas crianças jovens ou adultos, que se tornarão uma geração melhor e com mais conhecimento.
          A tecnologia nas escolas ou no dia a dia das crianças afetam positivamente e negativamente por um lado aprendem rapidamente o contato com as tecnologias sendo que quando forem trabalhar já disponibilizarão a tecnologia em uso, atualmente tem interação com as matérias de forma áudio visual observando figuras, filmes, musicas e entremimento tudo isso em uma unica ferramenta. negativamente pela forma de que as crianças acabam tendo uma maturidade cedo demais já tem o contato com a tecnologia e aprendizados pertinentes, informações vem rápido demais.
                                                                                     
 Postado por : Elisângela Gomes Santos Justino
Referência

Revista TV escola.Tecnologias na educação,Curitiba – PR, 2008-2010.



O porque dos blogs


Fonte: http://espacoplussize.com/dica-de-leitura/ , Acesso em:  20 de abril  de 2013, ás 19:00

Para a palavra blog vem da abreviação de web (tecido, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro). É um diário online que nos permite que os usuários escrevam diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com o benefício de que possibilita um espaço para comentários dos leitores.
Desenvolve-se a cada dia a utilização dos blogs nas mais diversas áreas, inclusive na educação. Portanto, o tema se impõe pela atualidade, pois muito se tem discutido sobre a importância e a validade das novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente quando se envolvem em acesso à internet. A escola, principalmente as que possuem acesso à internet, devem olhar os blogs com novos pensamentos.
O blog é instrumento importante de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Espera-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem o ambiente não pode ser passiva, pois os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo do qual tanto professor, pais e aluno devem participar. Segundo Soares e Almeida (2007), um lugar de aprendizagem pode ser concebido de forma com que as práticas usuais e tradicionais de ensino-aprendizagem como comunicação e passividade do aluno oferecendo a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem.
Segundo Vygotsky (1997), enfatiza que a criança tem um aprendizagem interagido com o desenvolvimento, produzindo abertura nas zonas de desenvolvimento proximal ( distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto, potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoas, ou seja, distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial), nas quais as interações sociais são centrais e estando então, em ambos os processos de aprendizagem e desenvolvimento inter-relacionados.
Conforme Vygotsky, apud Mantovani (2005), a colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias, habilidades gerais e solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação. A linguagem é fundamental na estruturação do pensamento, sendo necessário para comunicar o conhecimento e ideias do indivíduo, para entender o pensamento do outro envolvido na discussão ou na conversação. O trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de desenvolvimento proximal (que é “algo coletivo” porque transcende os limites dos indivíduos. A aprendizagem acontece através do compartilhamento de diferentes perspectivas, pela necessidade de tornar explícito em seu pensamento e pelo entendimento do pensamento do outro mediante interação oral ou escrita. Após assumirem a autoria coletiva de um blog, os professores acreditam que os conteúdos possam ir mas longe das indicação de links e comentários de alunos. O professor poderá convidar seus alunos para que participem junto com ele como autores do blog, sendo assim o blog permitira uma construção coletiva, que valoriza a interação e a linguagem para o desenvolvimento dos alunos. ¨
O professor exerce uma função essencial, porque, apesar de não ser o único agente de formação e informação, é um “parceiro privilegiado”, sendo o elemento mediador das interações entre as crianças e delas com os objetos de conhecimento. Portanto, o professor promove as estratégias de interações entre as crianças. Da mesma forma, também é da responsabilidade dele conhecer bem suas crianças, observando-as, ouvindo-as e registrando esses dados para que possam intervir, de forma mais eficiente, nas zona de desenvolvimento proximal, partindo daquilo que as crianças já conquistaram (desenvolvimento real) desafiando-as para novas conquistas (desenvolvimento potencial).
Hoje podemos ter a opção da educação em mídia da internet, de grande qualidade e com foco em ceder informações baseando-se no processo de formação com educador e o aluno. Levando-se em conta, que nos tempos de hoje, temos que mostrar que os educadores são sujeitos que conduzem os alunos à aprendizagem do conteúdo narrado.

Postado por : Luana Orellana 


Referência


FOULIN, J-N & MOUCHON, S. Psicologia da Educação, Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
MANTOVANI, Ana Margô. Weblogs na Educação: Construindo Novos Espaços deAutoria na Prática Pedagógica. Disponível :http://www.tise.cl/archivos/tise2005/02.pdf. Acesso em: 20 abril  2013.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1997.

SOARES, Eliana Maria do Sacramento; ALMEIDA, Cláudia Zamboni. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações.
sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2013, ás 19:23.

VYGOTSKY, L.S. et alii. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo (Brasil). Acesso em: 20 abril  2013.

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