Professor

Professor

Antigamente se diz que o aluno era mais bem preparado para a vida, que a educação para com o professor era de extrema obrigação, e que comparado a hoje não se existe mais a tal da educação, que alguns dizem ser medo pelos professores abusarem da autoridade, já outros afirmam que era apenas que eles eram firmes no que diziam que tinham autoridade em sala de aula ao contrario do que acontece hoje, que não sabem controlar e sim que são controlados pelas crianças. O que será que aconteceu?Aconteceu que hoje em dia ninguém oferece o suporte que tinham antes para poder exercer sua profissão, apenas criticam que não sabem realiza-lo com eficacia, mas ninguém nenhum pai praticamente vai até a escola para acompanhar exatamente o que o filho(a) está fazendo em sala de aula, apenas acham que é obrigação do professor educar em todas as maneiras possíveis seu filho, e se esquecem que a educação primordial se vem de casa, e não é obrigação do professor.Queria sim que a sala de aula fosse mais parecida como a de antigamente, que houvesse respeito dentro dela, para que assim o conteúdo da matérias pudessem ser absorvidos pelos estudantes.

image


Fonte: http://www.temasbuscados.com/o-dia-do-professor-heroi-de-cada-dia/, Acesso em:2 de abril de 2013, ás 15:00.
Postado por : Izabele de Paula Cianciulli





 Fonte fotográfica: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ttp://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/cultura-e-curriculo Acesso em : 7 de abril de 2013 ás 18:22.
      O professor sempre foi visto como referência, mesmo que nos dias atuais haja um desmerecimento desta profissão tão nobre. O que seria da humanidade se não existisse os mestres para nos orientar? Está é uma missão altruísta, temos a oportunidade de desenvolver nos nossos futuros alunos o desejo de conhecer, de serem corajosos e perseverantes. Alcançaremos vidas que necessitam de educadores que despertem a sua essência, para se tornarem seres conscientes de si e do mundo. O docente deve entender que ele é um agente de transformação, por isso suas características estão atreladas a liberdade, alegria em ensinar. Com isto o seu objetivo será alcançado e fará com que o aprendizado para o aluno se torne algo interessante. A despeito das situações enfrentadas, todos possuem culturas que não podem ser desprezadas, fazem parte de um desenvolvimento quanto ser humano, podem ser modificadas conforme o passar dos anos e se tornarem melhores, mais jamais ignoradas. Devemos ensiná-los a não serem limitados na sua realidade e que existe a possibilidade de sermos melhores a partir do conhecimento.
'' Somos, antes de mais nada, construtores de sentido, porque, fundamentalmente, somos construtores de nós mesmos, a partir de uma evolução natural...'' (CORTELA ,1997, p.32)
       Não existe uma fórmula singular de educar, mas temos a incumbência de gostar deste trabalho para obtermos sempre um resultado satisfatório.


Texto de autoria postado por: LIBERALINO, Natália. Como ser professor nos dias de hoje? São Bernardo do Campo, 2013, dissertação (Graduando em Pedagogia) Faculdade de Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, 2013.


Referência
CORTELA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

Assista ao vídeo abaixo que fala sobre Interdisciplinaridade e Transversalidade na Educação da  IPTV USP. 

 
Acesso em:  20 de abril de 2013, ás 20:00

Para ser professor temos que ter uma base de informações certas, para que possamos ensinar corretamente aos alunos, pois será de extrema importância para o futuro da sociedade. O Professor é um mediador de conflitos, é um profissional que têm compromisso com a qualidade da educação brasileira e transformação dos processos educativos e efetivação das mudanças necessárias que demanda a melhoria da educação, o professor intervêm em múltiplos fatores econômicos, políticos, ideológicos, culturais, históricos e não apenas fatores de ordem técnica ou científica.
O professor é aquele que transmite o saber que trás essa possibilidade ás pessoas. Portanto o objetivo principal da ação do professor é o de garantir o direito à educação com qualidade a todas às pessoas, educação é humanização do homem e acesso à cultura.
A atuação do professor nas instituições educativas deve possibilitar a construção de projetos que valorizem as “relações humanas”.
Ser professor significa, antes de tudo, ser um sujeito capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver em contextos pedagógicos. Embora se exija dos professores uma capacidade criativa e de tomada de decisões, boa parte dessa energia acaba por ser direcionado na busca de solução de problemas de adequação com as sociedades e principalmente,o poder público eles devem dar suporte com como por exemplo: escolas em ótimo estado, sem acumulo de alunos em uma sala, com cadeiras e mesas para estudar, livros, filmes, esportes, salários compatíveis e principalmente em dia.
O educador não é simplesmente aquele que transmite um tipo de saber para seus alunos, como um simples repassador de conhecimentos. O papel do educador é bem mais amplo, ultrapassando esta mera transmissão de conhecimentos.
O relacionamento entre professor e aluno acaba sendo de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente agressivo. Mas não devemos esquecer que o respeito que a criança tem pelo adulto é unilateral, dando origem a dois sentimentos distintos: afeto e o medo; mas simultaneamente percebidos pela criança quando envolvidas em situações resultantes das suas desobediências.
Muitas vezes, é de extrema importância para que se obtenha em sala de aula um clima de respeito mútuo fazendo com que os alunos compreendam a importância de respeitar o colega, de dialogar ao invés de ofender e brigar, o que acaba sendo de extrema importância para a construção do ser Humano na sociedade, valorizando os aspectos sociais, culturais e históricos e garantindo assim uma educação para todos e á todos.


Postado por : Luana Orellana

Referência 

          Disponível: http://www.slideshare.net/raimundosoaresdeandrade/o-que-serprofessorhoje,
Acesso em: 20 de abril de 2013, ás 19:00

        Disponível:http://www.bocc.ubi.pt/pag/felz-jorge-reflexoes-sobre-ser-professor.pdf,Acesso em:  20 de abril de 2013, ás 19:30


Nenhum comentário:

Postar um comentário