Fonte: http://pedhospjl.blogspot.com.br/2011/01/leia-o-livro-pedagogia-hospitalar-novos.html, Acesso em : 11de abril de 2013 ás 20:30
O papel da educação torna-se cada vez
mais importante face à multiplicidade de demandas das necessidades sociais
emergentes, é o motivo pelo qual precisa a educação, como mediadora das
transformações sociais, com o apoio das demais ciências, contribui, com maior
rapidez e criatividade, para uma sociedade mais consciente, mais justa e mais
humana (MUGIATTI & MOREIRA MATOS, 2009).
O educador e os profissionais de saúde
devem buscar em si próprios o verdadeiro sentido de ''educar'', devem ser o
exemplo vivo dos seus ensinamentos e converter suas profissões numa atividade
cooperadora do engrandecimento da vida.
Com o objetivo de otimizar a prevenção
e a recuperação da saúde dos alunos da rede pública do município de São Paulo,
foi criado o programa “Aprendendo com saúde”, no qual profissionais de saúde,
entre eles, pediatras, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos, visitam escolas.
Neste programa são realizados diagnósticos e encaminhamentos para Unidade
Básica de Saúde ou para algum tipo de especialista, quando necessário,
constituindo assim uma atenção à saúde que vai de acordo com uma medicina
coletiva de caráter preventivo.
Segundos os Parâmetros Curriculares
Nacionais:
Educação e saúde estão intimamente
relacionadas e, em especial, a educação para a Saúde é resultante da
confluência desses dois fenômenos. A despeito de que educar para a saúde seja
responsabilidade de muitas outras instâncias, em especial dos próprios serviços
de saúde, a escola ainda é a instituição que, privilegiadamente, pode se
transformar num espaço genuíno de promoção da saúde (Brasil. Secretaria de
Educação Fundamental, 1998, 259).
Este trecho destaca a relação entre
saúde e educação mostrando que a escola pode participar do processo de educar a
sociedade para a saúde. Deste modo a introdução deste tipo de programa nas
escolas é completamente justificável.
Um ponto importante deste programa é a
participação da família e dos professores no processo de atendimento médico dos
alunos. Deste modo, uma possível queixa realizada por estas pessoas pode
contribuir para o diagnóstico precoce, melhorando a qualidade de vida do aluno.
O apoio de profissionais da saúde é
importante para os professores, uma vez que muitas vezes não se sabe como lidar
com uma situação observada em sala de aula. Algumas vezes os professores
acreditam que certos alunos possam ter alguma doença, e a presença do
profissional de saúde na escola contribui para realizar o diagnóstico correto e
para esclarecimentos das dúvidas dos professores.
Por outro lado, a participação dos pais
nos atendimentos contribui não apenas para o diagnóstico da criança como para a
inserção dos pais no ambiente escolar. Desta forma, eles podem contribuir mais
para as práticas escolares, e consequentemente para o aprendizado do aluno.
Além disso, segundo Libâneo (2012), a educação prepara o aluno para
participação na sociedade, portanto a presença dos pais na escola fortalece
essa participação, integrando escola e comunidade.
Postado por: Luana Andréa Orellana e Luana Lira
Referência
BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos :
apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo : Cortez, 2012.
MUGIATTI, M.T.F & MOREIRA MATOS, E.L.M Pedagogia Hospitalar - A Humanização, Integrando Educação e Saúde. 6. Ed. São Paulo: Vozes, 2009
Saúde e educação
Fonte: http://qualievidanapedhospitalar.blogspot.com.br/ Acesso em: 09 de abril de 2013 ás 16:50
Na aula do dia 28/03/2013 do Professor Victor Hugo, nos apresentou alguns slides que de certa forma achei muito interessante e resolvi postar no blog, nos mostrara naquela ocasião(aula) quanta precariedade existe na nossa saúde brasileira, enfim da qual já conhecemos bem, e sabemos também que tudo isso está ligado com a educação. Por isso quis expressar aqui esta situação e o que assisti naquele slide dizia ainda o quanto estamos longe de alguma forma de atingir os pontos mas desconhecidos e distantes que a educação ainda não chegou, quando cito sobre a educação quero exemplificar que não é falta de educação entre as pessoas, mas refiro-me as dificuldades e ate pelas localizações que as mesmas se encontram, tanto que o professor nos dizia que as dificuldades ali mostradas, envolviam de certa forma a questão cultural já existentes, quando em determinado momento a população utilizara um rio das proximidades para fazerem todos os seus afazeres e inclusive de higiene pessoais e afins. Até quando observei o slide de um garoto que adquiriu uma determinada doença, que até então lhe faria perder seus movimentos e ele se tornaria dependente e passaria a viver impulsionado a ficar sentado em um colchão e dependente de outros para sua locomoção.
Porém entra a questão que eu já tinha citado, a questão cultural desenvolvida naquele lugar permite aos seus habitantes que mesmo com toda precariedade eles continuem vivendo da mesma forma, pois o professor nos explicou que naquela ocasião, as autoridades locais envolvidas com os diversos problemas existentes desenvolveram lavanderias, ou seja, lugares próprios para que a população pudesse lavar suas roupas, assim sendo o rio não seria utilizado para determinada função, mas o professor também nos disse ao longo da nossa aula que as mesmas lavanderias ali construídas continuavam da mesma forma, ou seja, os moradores locais não as utilizavam: ou seja, ali entrava toda uma questão cultural que já era desenvolvida desde então, por isso a não utilização das lavanderias.
Tudo é uma questão de cultura e educação que cabe a nós futuros pedagogos (as), nos aventurar por este mundo e entender estas culturas.
Postado por: Márcia S. Lima
Referência
Aula do Profª Victor Hugo. Tema abordado: Construção e Cidadania(Saúde). Universidade Metodista de São Paulo, 09 de abril de 2013 às 16:40
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