sexta-feira, 10 de maio de 2013

África. Além da fronteira da imaginação


 
 
Video: Alciana Kawano, África. Além da fronteira da imaginação, São Bernardo do Campo, 2013.
       
           No dia 10 de abril de 2013 nós alunas do 1º semestre de pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo tivemos uma aula com a abordagem do tema “Educação étnico racial: desafios e conquistas”. Para palestrar este interessante assunto pudemos contar com a presença da Profª Lidia Maria de Lima e a Profª Claudia Cezar da Silva que nos apresentaram um lado talvez mais desconhecido sobre a África. Diferenciaram mitos e verdades e nos trouxeram algumas curiosidades.
           A África, diferente do que muitos pensam, não é um país e, sim um continente com mais de 800 milhões de habitantes onde se localizam vários países como Egito, Marrocos, Zimbábue entre outros.  Esse continente assim como muitos outros é um local onde se encontra uma variedade de povos, uma mistura de classe social e uma diferença grotesca entre o belo e o horrendo. Não se sinta culpado se a primeira coisa que passar na sua cabeça quando se fala em África for animal, miséria, doença ou deserto, pois por um lado isso é a única coisa que a mídia faz questão de expor, mas nada justifica vivermos somente pelo que pensamos ser certo, sem buscar aprender.
          É doloroso saber que já existiu uma chacina por motivos de preconceito e racismo como, por exemplo, na época da ditadura, pior ainda é saber que isso persiste ano após ano, ainda que num modo mais ameno, mas vemos que o mundo não evoluiu tanto assim. Existem pessoas matando e sendo mortas pela sua cor, vemos também professores chamando alunos de “macacos” de um modo mais agressivo como aconteceu em Pará no dia 14 de novembro de 2012, onde uma professora de religião afro da faculdade UEPA xingou seu aluno, homens em geral sendo taxados de bandido pelo seu modo de se vestir ou andar.
         Não temos o direito de julgarmos uns aos outros, principalmente sem antes conhecer. Leia. Pesquise. Se pararmos para pensar veríamos o quanto somos capazes de enxergar além do que somente uma carapaça humana, todos temos muito mais para oferecer, não somente aquela primeira impressão seja ela boa ou rim. O mundo ainda pode ser melhor do que ele é, veja como tudo com outros olhos. Seja mais HUMANO. Pense nisso.


Postado por: Alciana Kawano

 Fonte

Aula Prof. Claudia Cezar da Silva e Prof. Lídia Maria e Lima. Referente a Atividades Teórico-práticas 10 de abril de 2013 às 20:00 

Referências

Disponivel: http://www.infoescola.com/geografia/africa/ acessado em 10 de maio de 2013 às 22:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário